terça-feira, 14 de outubro de 2008

Manutenção de trilha da Pedra G.









Olá pessoal,


Neste último domingo estive com meu amigo Helmut percorrendo a trilha da Pedra da Gávea com o intuito de realizar pequena manutenção em alguns pontos da trilha.

Iniciamos a caminhada as 9:30h indo direto até o último trecho de subida um pouco antes de chegarmos ao platô. Neste ponto confecionamos uma importante drenagem de madeira para escoar a água que estava causando um grande alagamento na trilha. Também fizemos outra drenagem em um ponto próximo à Carrasqueira onde a água costumava ficar represada.

Utilizamos as ferramentas e madeiras que já haviamos deixado previamente no local facilitando assim nossa subida. Também retiramos uma pequena árvore que estava obstruindo a passagem pela trilha o que ocasionaria um novo atalho se não tivessemos agido rapidamente na remoção do obstáculo. um novo degrau também foi confecionado na trilha.

Anotamos várias intervenções que devem ser feitas a título de manutenção dando destaque às drenagens que precisam estar em perfeito funcionamento para chegada das chuvas de verão. O trabalho foi tranquilo e encontramos poucas pessoas na trilha. Pela primeira vez este anos não encontramos cães na trilha e os totens recem reformados encontran-se ainda em perfeito estado
de conservação.
Nossa próxima manutenção na trilha está programada para o dia 02/novembro quando faremos uma grande atividade de manutenção reunindo vários parceiros.


Grande abraço,
Ivan.

domingo, 5 de outubro de 2008

Recuperação dos totens da Pedra da Gávea



Alô Galera,
Temos uma ótima notícia para vocês. Após o vandalismo dos totens semana passada, eu e Sandra fomos neste domingo até o local e os recuperamos.

Durante a última semana entramos em contato com o diretor do Parque Nacional da Tijuca que se solidarizou com a nossa indignação e se prontificou a ajudarnos. Nossos colaboradores foram de vital importância na viabilização das novas impressões digitais que foram encomendadas por nós em uma empresa de alta qualidade.
Rapidamente refizemos as artes e confeccionamos novos adesivos para serem fixados em substituição aos destruidos na semana anterior.
O resultado, como vocês mesmos podem ver, foi a recuperação total dos totens.

Vale lembrar que é de grande importância a rápida intervenção nestes casos, pois o impacto negativo que aquele vandalismo causava a quem chegava para excursionar por estas trilhas acabava por gerar insegurança e uma sensação de abandono.

Para todos que frequentam esta montanha pedimos que nos ajudem com a fiscalização, pois nós que a amamos é que temos também o dever de cuidar dela.

Fica aqui nosso super agradecimento ao Sr. Ricardo Calmon, diretor do Parque Nacional da Tijuca e ao Loscar. Ao Humberto do Curso Gabarito e Claudio da Casa do Alpinista que nos ajudam a manter nossas florestas vivas.

Abraços,
Ivan e Sandra






quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Vandalismo na Pedra da Gávea






Olá pessoal, quem frequenta a trilha da Pedra da Gávea conhece nosso trabalho voluntário de recuperação das trilhas desta fantástica montanaha e sabe o esforço descumunal que tem sido recuperá-la. Infelizmente de vez em quando sofremos algumas rasteiras em nosso trabalho.


No último fim de semana alguns delinquentes tentaram imortalizar sua ignorância através de pichações nos totem no início da trilha.


As fotos dizem por si só o grau de ignorância que alguns podem chegar. é uma pena que eles não respeitem nem o local que está sendo preservado para o conforto deles.
Nem tudo está perdido, pois já estamos providenciando a recuperção dos totens para o próximo fim de semana. Ficamos agora torcendo para que o PNT instale o mais breve possível a tão sonhada guarita que irá fiscalizar a entrada dos excursionistas na trilha e assim prporcionar mais segurança para os frequentadores.
Assim que a recuperção dos totens estiverem concluidas mostraremos as fotos.
Abraços,
Ivan e Sandra