sexta-feira, 28 de maio de 2010

Sobre o Envento "Decreto de Uso Público nos Parques"

Caros amigos excursionistas,
segue aqui a a mensagem pelo Bernardo Colaris narrando como foi a cerimônia realizada nno Parque Lage sobre a assinatura do decreto de "uso públoco ns parques do Estado do Rio".

Com organização e articulação se consegue...

Pessoal,
Tivemos o evento de assinatura pelo Governador do Decreto de Uso Púlico para os parques estaduais...
Gostei muito da cerimonia... . muitos montanhistas presentes e uma coisa boa que vamos percebendo com o passar do tempo.

Anos la tras..... estavamos (aos olhos dos orgaos publicos e autoridades) no mesmo nivel de atividades recem surgidas e que nao tinham (tem ) qualquer regulamentaçao. ... (tirolesa, rapel etc..).....
As autoridades olhavam pra gente como se tivessemos começado a fazer montanhismo a poucos anos..... mas com todo nosso trabalho durante esse anos, cada vez mais os orgaos publicos e autoridades estao descobrindo (e reconhecendo) o nosso nivel de organizaçao e que ja fazemos isso de forma organizada ha 90 anos.

Assim... durante os discursos... todos falaram do montanhismo. ... do direito dos montanhistas. ... que somos parceiros e ajudamos na conservaçao dos paques...etcc. etc..etc. ..

E discursaram nada mais .. nada menos que:
o Presidente do INEA, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, o Ex-Ministro Carlos Minc e o Governador Sergio Cabral...... todos eles bateram nesse ponto..


A outra pessoa a discursar foi o Silverio Nery, na qualidade de Presidente da CBME e como representante (naquele momento) das demais atividades aventura.
Obrigado Silverio por ter vindo .... tendo inclusive faltado ao trabalho ......


Cada vez mais somos reconhecidos e vamos ocupando nosso espaço..... eh um trabalho de longo prazo e eh feito passo a passo.. dia a dia,.... nao tem formula magica... eh trabalhar... . ver as coisas com pespectiva ...... e saber que nada ocorre de uma hora pra outra.....


mais um importante passo foi dado para que possamos continuar a praticar o montanhismo (e demais atividades) nos parques estaduais com liberdade... . e responsabilidade. . claro.


Parabens ao Governador, ao INEA que na pessoa do Andre Ilha e sua equipe criaram esse importante documento.


abraços,
Bernardo

quarta-feira, 26 de maio de 2010

27/05 Dia da Mata Atlântica

Olá galera,
Nesta quinta-feira será comemorado o dia nacional da Mata Atlântica e teremos um evento especial no Parque Lage onde a tão aguardada assinatura do decreto que estabelece as regras para uso público nos parques estaduais do Rio de Janeiro será finalmente assinada.
Tendo em vista a importância deste momento, seria muito positiva uma grande participação dos ambientalistas, de gestores de parques e dos usuários, em especial dos praticantes de esportes de aventura. Portanto, sua presença seria muito bem-vinda, no sentido de prestigiar uma iniciativa que terá um forte impacto na gestão da visitação dos parques estaduais e fluminenses.


Na mesma solenidade teremos o lançamento do segundo volume do livro relatando experiências dos núcleos de regularização fundiária de RJ, SP e MG e a certificação de oito novas RPPNs.

Eu e Sandra faremos o possível para estar lá e registrar algumas imagens para nosso leitores.
Um grande abraço e não deixem de ir até o Parque Lage comemorar este dia tão importante.
Abraços,
Ivan e Sandra

terça-feira, 25 de maio de 2010

Confira a exposição "Uma Floresta na Metrópole"

Olá galera,
Eu e Sandra estivemos conferindo no último dia 21/maio, sexta-feira como foi a inauguração da exposição "Uma Floresta na Metrópole".


Galera, quem quiser conferir é só ir até o Centro de Visitante do Parque Nacional da Tijuca ou ligar e pedir mais informações pelo telefone 2492-2253 ramal 216

Abraços,
Ivan e Sandra

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Menino de 13 anos escala até o topo do Everest

O americano Jordan Romero, de 13 anos, tornou-se a pessoa mais jovem a escalar o Monte Everest, na fronteira entre o Tibete e o Nepal, segundo informou sua família.
O jovem, da Califórnia, ligou para sua mãe do topo da montanha mais alta do mundo, disse Leigh Anne Drake.
"Mãe, estou te ligando do alto do mundo", foram as palavras do jovem, segundo sua mãe.
Romero escalou o pico acompanhado de seu pai - um experiente alpinista - e três guias sherpas.
O jovem já subiu as montanhas mais altas de seis dos sete continentes do mundo.
Ele subiu o Monte Kilimanjaro, na África, quando tinha apenas 10 anos de idade. Agora, só falta escalar a montanha Vinson Massif, na Antártica para completar as montanhas mais altas de todos os continentes.
Romero partiu da capital nepalesa, Katmandu, no mês passado, seguindo para o acampamento de base no lado chinês da montanha.
Também neste sábado, Apa Sherpa, de 50 anos de idade, escalou o Everest pela 20ª vez, ultrapassando seu próprio recorde.

Fonte: O Globo

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Inauguração Exposição "Uma Floresta na Metrópole"

Olá galera, beleza?
O Parque Nacional da Tijuca convida a todos para o cocktail de inauguração da exposição permanente "Uma Floresta na Metrópole" a realizar-se no Centro de visitantes da Floresta da Tijuca nesta sexta-feira 21 de maio as 15h.

Trata-se de uma exposição institucional, interativa e interpretativa que enfoca que enfoca a realidade ambiental do Parque Nacional da Tijuca em três fases: A mata original, a intervenção Humana e o Parque após sua criação, enfatizando todo o universo ambiental desta Unidade de Conservação.

Eu e Sandra estaremos lá com o TerraLimpaTV prestigiando e conferindo todos os detalhes do evento, depois é só conferir na telinha do TerraLimpaTV.

Quem puder aparecer por lá será bem vindo.
Um abraço a todos e até lá!
Ivan e Sandra 

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Veja como foi a Abertura da Temporada de Montanhismo - SP

Olá galera, no último sábado 08/maio, eu e Sandra estivemos no Parque do Jaraguá em Sampa para conferir como foi a Abertura da Temporada de Montanhismo - SP.
O dia estava nublado mas conseguimos gravar e confraternizar com os montanhistas de Sampa que nos receberam muito bem.
Aproveitamos para conversar com o Silvério Nery (Presidente da FEMESP) que falou sobre o evento.
Assista ao programa que gravamos e confira como foi o evento:



As atividades na parte da manhã contaram com oficinas técnicas de introdução à escalada em rocha, oficinas de nós e auto-resgate, um circuito de slack-line, e caminhada nas trilhas Pai Zé e do Silêncio (preparada para idosos e portadores de necessidades especiais) estavam abertas para todos os participantes, que puderam fazer caminhadas.

Foi uma espécie de reconciliação dos montanhistas de São Paulo com o Parque do Jaraguá, berço e escola de grande parte de nossos colegas de montanha", comentou Nery. "Esperamos que esse evento tenha sido o catalisador que faltava para uma parceria longa e frutífera entre os montanhistas e o Parque", completa.

Quanto aos filmes apresentados, tivemos do Rio de Janeiro o ótimo "Caminho Teixeira" que conta sobre a conquista do Dedo de Deus de Alexandre Diniz gravado no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o premiado "Uruca" do diretor Erick Grigorovski, "O Dia Santo" de Carlos Eduardo Levy e encerrando as projeções com o fabuloso "A saga no Monte Roraima" de Eliseu Frechou.

Segue aqui as dicas dos filmes para quem quiser conferir:






O Dia Santo from carlos levy on Vimeo.



quinta-feira, 13 de maio de 2010

Entre na Onda Verde pela Biodiversidade!

Olá galera, beleza??
Vai aqui uma dica muito legal pra nossa galera que está sempre atenta ao "movimento verde".
Leiam as dicas no cartaz e aproveitem mais esta oportunidade de fazer algo pelo planeta.
Vamos postar mais umas dicas de como participar deste evento.  Eu e Sandra já estamos nos mobilizando... 

Saiba mais acessando o site: http://www.ondaverdefundacao.wordpress.com/


Valeu garlera e até mais...

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Mutirão na trilha da Pedra da Gávea

Olá galera,
Mais uma vez realizamos um super mutirão na trilha da Pedra da Gávea e desta vez contamos com os amigos do grupo Trilhas do Rio de Janeiro.
O vídeo já está no ar e todo mundo pode conferir como foi o mutirão.




Desta vez fizemos manutenção degraus de alguns degraus e drenagens além de transportar material para o trecho que sera recuperado logo após a Carrasqueira.

O dia estava ótimo e proporcionou Uma ótima caminhada com hum lindo visual de Fundo.














Fica aqui nossos AGRADECIMENTOS a todos os voluntários e amigos que mais uma vez deram a maior força no mutirão.

Abraços,
Ivan e Sandra

terça-feira, 4 de maio de 2010

Temporada de Montanhismo em Sampa - 2010

Finalmente estamos no mês de maio e os montanhistas de todo pais comemoram a chegada da melhor época do ano para a prática deste esporte cada vez mais amado em nosso pais.

Após a 23ª ATM realizada no Rio de Janeiro, chegou a vez dos nossos vizinhos de Sampa realizarem a festa deles no próximo sábado (08/maio)

Venha participar da festa de abertura da temporada de montanhismo 2010! O evento é aberto a todos os interessados. Haverá festival de slackline, oficinas técnicas, exibição de curtas de montanha e escalada e caminhadas.


Data: 08 de maio de 2010
Local: Parque Estadual do Jaraguá.
Horário: das 9h às 17h


Circuito aberto ao público adulto e infantil das 11h às 13h.
inscrições : APEE www.apee.com.br
Premiação: kit slackline Kailash para os primeiros colocados, kit Liofoods, kit Suum, produtos Kailash, camisetas Pico Paraná, entre outros.
Oficinas de técnicas de escalada. As oficinas são gratuitas havendo a necessidade de inscrever-se no dia para participar. Inscrições no auditório a partir das 9h.
- 9h Introdução à escalada em rocha: para os interessados em aprender as técnicas básicas de escalada em rocha e ter a oportunidade de escalar em top-rope (Campo 1). Aberta somente aos filiados FEMESP.
- 10h Nós e voltas: os nós e voltas mais utilizados em escalada em rocha e montanhismo. Aberta a todos os interessados.
- 11h Auto-resgate para escalada em rocha. Algumas técnicas de auto-resgate para escalada em rocha. Oficina aberta somente para escaladores.



Curta-metragens de Escalada e Montanhismo


Os filmes serão proietados no auditório do Parque a partir das 14h.


- Caminho Teixeira
- Uruca
- Monte Roraima
- O Dia Santo



Trilhas

Estarão abertas para passeio as trilhas Pai Zé e do Silêncio (preparada para idosos e portadores de necessidades especiais). O uso das mesmas é livre, não havendo monitores ou guias no local.


Realização : FEMESP
Participação : CAP /CEU/GPM/ APEE
Mais informações: http://www.femesp.org/