Olá pessoal, após quase um mês ausente por estar viajando pela Bolívia e Peru além de estar colocando os estudos da faculdade em dia, finalmente voltamos as nossas postagens.
Vamos começar pela Bolívia. Desta vez fui viajar com os amigos do Centro Excursionista Brasileiro, a Sandra teve de ficar em casa por causa do nosso baby que está chegando no início de novembro.
05 de setembro. Chegamos a noite em La Paz (a capital mais alta do mundo a 3900alt.)Lembro que ao subir as escadas do albergue, coloquei meio metro de língua pra fora, o coração disparou e achei que não fosse conseguir chegar ao segundo andar. O ar rarefeito dava as boas vindas.
Após uma boa noite de sono (muito fria, uns 5 graus) fomos fazer o reconhecimento do centro de La Paz. Alguns caminharam bastante e outros ficaram por perto do albergue preferindo economizar energia. A noite todos nós saímos para jantar fora em um dos muitos, ótimos e baratos (nossa moeda vale quatro vezes mais) restaurantes de La Paz.
07 de setembro. Saímos pela manhã para nossa excursão em solo Boliviano, fomos conhecer o Vale da Lua. Meia hora de ônibus e estávamos em local que parece ser vítima de uma grande erosão pluvial, da minha parte achei sem a menor graça mas tudo bem, fazia parte da aclimatação. Logo em seguida fomos conhecer o vale das almas que também não tinha nada de mais. Umas formações rochosas curiosas que conforme íamos caminhando, a luz do dia ira modificando os efeitos sobre as rochas e causavam uns efeitos bens curiosos.
Passamos o dia neste passeio. Não era longe mas La Paz não é um lugar onde se consegue se deslocar rapidamente. O trânsito é caótico (milhares de vans) e pouca organização viária, cem vezes pior que a nossa. A noite mais uma caminhada pela cidade e jantar com os amigos.
08 de setembro. Nosso ônibus veio nos buscar cedo. Era hora do primeiro teste de resistência. Partimos para conhecer a estação de esqui mais alta do mundo, e desativada por falta de neve, sério!A estação fica em Chacaltaya 5.300 alt. São 30 km de La Paz por uma estrada de terra super sinuosa e perigosa. A medida que subíamos o ar ia ficando mais raro e algumas moças da excursão começaram a se sentir mal.
A antiga estação de esqui agora é a sede do Clube andino de montanhismo e dá início a caminhada de meia hora ao cume do monte Chacaltaya com algumas partes nevadas.
O início da caminhada foi meio difícil mas logo você pega o jeito da respiração e vai se habituando a subida. Pode parecer comum para muitos mas para mim era o primeiro contato com a neve. Tentei levar um bloco de recordação mas nem chegou em La Paz, brincadeira....
Depois percorremos mais 70km e fomos visitar Tiahuanaco 3845alt. que é o sítio arqueológico mais importante da Bolívia. Este povo pode ser considerado os avós do povo inca. Passamos o resto do dia no local conhecendo as ruinas, e depois logo ao lado existe uma feirinha de artesanato com os melhores preços da Bolívia, é lógico que a galera fez a festa nas compras. As coisas eram tão baratas que nem dava vontade de pechinchar.
Chegamos cansados no albergue ao final do dia e foi só se alimentar e nos preparar para partir no dia seguinte para “Copacabana” às margens do Lago Titicaca 3821alt. que é o maior lago navegável mais alto do mundo. No Lago conhecemos a Ilha do Sol onde percorremos a incrível trilha que corta a Ilha de ponta a ponta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário