quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Trilha Morro Dois Irmãos-RJ

Para quem não conhece, a subida para o Morro Dois Irmãos entre São Conrado e o Leblon, vem sendo objeto de desejo de praticamente todos os excursionistas da cidade do Rio de Janeiro a muitos anos. Faz tempo que sonhávamos alcançar seu cume com segurança, mas não o faziamos, não pelo grau de dificuldade, pelo contrário, sua caminhada em pode ser classificada como "Leve superior" ou "moderada" como outros preferem classificar. O fato é que, o acesso a trilha é feito após percorrer toda a comunidade do Vidigal, lugar até pouco tempo totalmente evitado pelos excursionistas e turistas da cidade por se tratar de uma comunidade dominada pelo tráfico de drogas e rival da vizinha "Favela da Rocinha".
Nos últimos anos, o Governo do Estado do Rio de Janeiro junto com a Prefeitura da Cidade vem implantando as Unidades Pacificadoras-UPPs na maioria das comunidades carentes da cidade e no fim de 2011, chegou a vez da Comunidade do Vidigal. Após as UPPs a comunidade se tornou um lugar seguro para os moradores e visitantes que desejam galgar suas ruas, comércio, casas e bares e sua trilha.
Quando meu amigo Marcus-Ecotribo me convidou no último fim de semana para ir até lá conhecer a trilha e o cume do Dois Irmãos, não hesitei e partimos com mais um casal para a aventura.

Eram 9h da manhã e chegamos ao ponto de encontro bem na entrada da comunidade que hoje tem forte aparato policial dando as boas vindas a moradores, visitantes e a todos que quiserem adentrar por suas ruas.

Primeiro tivemos de caminhar por 20 minutos em uma ladeira com forte aclive até chegar no "Campo de Futebol", ponto final da pista e ponto de partida para a trilha. Quem não quiser subir o estenuante trajeto a pé, tem a opção de pegar um mototaxi ou transporte de Kombi até o campo.
Do início da trilha em diante é só seguir o traçado mais óbvio e ir desfrutando as belezas do bairro de São Conrado com suas montanhas e praia. Ao fundo a imponente Pedra da Gávea dá as boas vindas aos visitantes.
São 20 minutos de caminhada entre árvores até o primeiro mirante onde podemos ver a Rocinha bem de perto. Já estamos praticamente no meio do trajeto e a parada para fotos é inevitável.
Agora vem a parte mais íngreme por uma trilha estreita arborizada e bem erodida pela água que desce em grande velocidade por este trecho. Tudo bem, o trecho é curto e mais 10 minutos já estamos avistando o mar na face leste. Agora é só caminhar apreciando o visual fantástico do mar e o horizonte que vai descurtinando as ilhas Cagarras. São só 20 minutos e chegamos ao cume do tão desejado Dois Irmãos. No alto há pouca vegetação, um visual de 360 graus com vários mirantes onde se pode avistar o Parque da Cidade, Leblon, Ipanema, Lagoa, São Conrado, Pedra da Gávea, P. Bonita e todo o maciço da Tijuca. Vista deslumbrante, de tirar o fôlego.

Aproveitamos para gravar um pequeno vídeo da nossa caminhada e assim compartilhar com os amigos mais um "cume".


Para chegar a Comunidade do Vidigal é só pegar uma condução ou ir de carro pela Av. Niemayer entre o Leblon e São Conrado. N aentrada da Comunidade há vários policias que podem orientar como chegar ao campo de futebol no alto do morro. Depois e só entrar pelo portão de ferro e seguir reto passando pelos bancos a direita e entrar na trilha seguindo a esquerda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário