quarta-feira, 10 de março de 2010

Trilha da P. Gávea

(Pedra da Gávea/Gigante adormecido)
.
A Pedra da Gávea situada no Setor C do parque Nacional da Tijuca é considerado o maior monólito do mundo localizado a beira mar. É um impressionante monumento natural de gnaisse com topo de granito subindo à 844 metros acima do nível do mar. Situado mais precisamente entre os bairros de São Conrado e Barra da Tijuca, ela ganhou este nome devido ao seu formato de cesto, conhecido como Gávea (cesto onde se localizava um observador nas antigas embarcações).
(Pedra da Gávea vista da Barra da Tijuca)
.
É considerada a trilha que melhor representa o montanhismo na ciddae do Rio de Janeiro, seja pelo grau de dificuldadde técnica (possui trechos de escalada), pelo esforço físico (aclive acentuado), ou pela sua altitude de 844m com início da trilha próximo ao nível do mar, e com sua proximidade com o litoral onde normalmente as nuvens se deparam com seu enorme bloco de granito que costuma reter as nuvens provocando grande umidade e falta de visibilidade em seu cume mesmo em dias ensolardos.
(Início da trilha)
.
O acesso a trilha fica no final da Estrada Sorimã que é acessada pelo largo da Barra onde existem alguns bares, entre eles o tradicional "Bar do Oswaldo". No final dessa estrada tem um trecho de terra (100 metros) que aconselho deixar o carro no fim do asfalto antes deste trecho de terra até a entrada pois é péssimo para os carros. Existe um portão de uma casa e a direita podemos avistar nitidamente o tótem de entrada da trilha com informações, e o mapa da trilha, logo em seguida temos a guarita de fiscalização. Existe uma pequena praça para estacionar os carros. . Após passar pela guarita. (não há cobrança de ingresso).

(Pedra Bonita vista do mirante)

A trilha começa em uma estradinha de pedras calçadas (feitas pelos escravos da antiga fazenda Sorimã) e passa por uma bonita cachoeira a direita, que é chamada de Cachoeira do Sorimã, nos dias mais quentes ao final da trilha é tradicional o banho neste local. Após a cachoeira a trilha começa a ficar mais íngreme, e em menos de 50 minutos passamos pela primeira escalaminhada, que é feita com a ajuda de alguns pegadores metálicos e troncos de árvores. Logo depois surge um outro obstáculo na trilha, uma laje de pedra escorregadia onde foi colocado alguns degraus de ferro e um cabo de aço para ajudar, o que torna essa subida bem mais fácil, assim que passamos desse ponto chega-se a um interessante conjunto rochoso, que forma uma gruta, conhecida como Pedra do Navio, de onde podemos apreciar o primeiro visual da barra da Tijuca. Após este trecho que é o mais pesado de todo o percurso da trilha seguimos por um grotão onde podemos pegar água e logo em seguida temos mais um trecho rochoso que requer alguma atenção mas sem nenhum perigo. Seguindo a trilha por mais meia hora chegaremos em um local descampado e plano chamado de Praça da Bandeira, nesse local é onde se encontram trilhas para a Pedra Bonita e para São Conrado (esta interditada pela direção do Parque) e não possuem sinalização. Após este trecho é só seguir a sinalização a direita e logo chegaremos ao mirante de onde podemos avistar a Pedra Bonita, alguns picos do Parque Nacional da Tijuca, Jacarepaguá e Zona Sul além de Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, a Baia da Guanabara, a Pedra do Elefante essa já da cidade de Niterói.

(Saindo do mirante em direção a Carrasqueira)

Após o mirante a trilha segue por um trecho sem árvores com o visual da Barra da Tijuca a sua direita. Para os escaladores existem várias opções de vias com dificuldades que variam de 1º a VIIa graus em vias clássicas e até A3 em artificial e logo em seguida a esquerda começa o trecho chamado "Carrasqueira". A "escalaminhada"por este trecho requer um certo cuidado, mas o que conta é o emocional, tem muita gente que chega nesse ponto e não sabe o que fazer ou fica nervoso devido a grande exposição. Para pessoas sem experiência não é aconselhável prosseguir, tente sempre ir acompanhado de um guia ou montanhista experiente.

(Chegando no platô)

Superado a Carrasqueira, a trilha continua subindo até o Portal da Gávea que se localiza logo a frente e a esquerda lembrando uma enorme porta de pedra. Alguns dizem que esse portal liga a Pedra da Gávea a outras dimensões e a outros lugares sagrados do mundo como por exemplo, Machu Pichu. Depois do Portal a trilha adentra novamente na Mata Atlântica até chegar a uma entrada a esquerda com uma subida íngreme entre raizes e degraus de madeira até chegar ao platô ou cume. Chegando no platô ou Mesa do Imperador existe um caminho para a direita que fica de frente para São Conrado, e o caminho da esquerda que vai para o cume (ponto mais alto)topo da Cabeça do Imperador, mas para chegar aí é preciso descer uma pequena encosta com auxílio de um cabo de aço e degrus metálicos que auxiliam a descida. Logo em seguida é necessário fazer uma escalaminhada escorregadia para subir no topo da cabeça, mas é preciso ter cuidado principalmente na hora de voltar pelo mesmo trecho de pedra. Do alto da Pedra é possíver ter uma visão espetacular de 360 graus da cidade do Rio de Janeiro.

(Chegada no platô)
.
Hoje a trilha da Pedra da Gávea está toda sinalizada e para não se perder é só seguir a trilha principal e seus degraus de madeira. A subida leva em média duas ou três horas.
(Praia de São Conrado e morro Dois Irmãos)
.
(Vista de Niterói no outro lado da Baia de Guanabara)

Recomendações mais importantes: Não se esqueça de levar sempre água, lanterna e um agasalho mesmo em dias de sol pois, a temperatura e as condições do tempo nesta montanha mudam rapidamente. Nunca suba sozinho.
(Pôr do Sol visto da Pedra da Gávea com a prai da Barra)

Um comentário:

  1. A descrição da trilha ficou excelente!
    Parabéns!!!
    Beijos

    ResponderExcluir