segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Manutenção na trilha da Pedra da Gávea

Olá galera, acompanhe como foi a última manutenção da trilha da Pedra da Gávea onde desabou um trecho da trila trilha entre a Carrasqueira e a chegada no topo. Depois de algumas horas árduas de trabalho conseguimos deixar tudo seguro para ser usado pelos visitantes.
Nossos amigos voluntários cortaram as estacas enquanto fui buscar madeiras que estavam próximas a Carrasqueira.
As madeiras foram fundamentais para sustentação do novo piso que foi construido em área muito instável. A colocação das madeiras em toda alateral da trilha vai conter a pressão causada pelos inúmeros visitantes que passam por ali nos finais de semana. As estacas tinham 60,0cm de comprimento para dar maior sustentação. (N apróxima subida iremos instalar mais algumas estacas por garantia).
Após a instalação das madeiras, preenchemos com terra ao redor das pedras e compactamos bastante. Plantei algumas mudas ao longo do trecho para direcionar os caminhantes em direção a parede e assim se afastarem do barranco.
Também confeccionei 02 degraus de acesso a rampa. Estes precisam ser melhorados, pois a área ainda está instável e pecisa de mais estacas mas, já melhorou muito. Também plantei mudas para dar maior sustentação. Todas as mudas foram retiradas dos arredores. No final adicionei bastante folhas secas para protegerem o solo ainda instável e assim tabém ajudar na compactação da terra.
O efeito ficou ótimo, aproveitei para maquiar as madeiras com terra molhada e assim gerar um efeito mais natural ao local.
O trabalho terminou por volta das 14h.
Encontrei o pesoal do Ecoturismo em Foco que realizava sua excursão
oficial pelo PNT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário