terça-feira, 15 de setembro de 2009

Mutirão Açude do Camorim 13/09/09



Olá pessoal, nosso mutirão foi realmente nota 10, conseguimos fechar a maioria dos atalhos existentes na trilha além de termos interagido muito bem com toda a equipe de voluntários e funcionários do Parque. Iniciamos nossas atividades as 10h com uma breve apresentação de toda a equipe de voluntários, funcionários do Parque e equipe dos Bombeiros que realizou o corte de uma grande árvore que cruzava a trilha. Destaque para o administrador do Parque Estadual da Pedra Branca Carlos Pontes que foi muito gentil com todos nós. Inciamos a caminhada as 10h30 e dai em diante trabalhamos árduamente até as 15h quando chegamos ao açude do Camorim onde realizamos uma calorosa confraternização.


Para variar, acabo não aparecendo nas fotos com a faixa, mas tiro todas elas. Primeira parada foi para os bombeiros iniciarem o corte da árvore atrvessada bem no meio da trilha.
trabalhou que levou cerca de uma hora para ser executado
trabalho de desobstrução da trilha principal executado com maestria pelos voluntários.

Fechamento de atalho com troncos, galhos, arames e principalmente muitas folhas de brejaúvas.
Após 05 horas de muito trabalho chegamos finalmente ao Açude do Camorim.
O dia estava lindo e proporcionou uma incrível vista do açude.
Para os que conheceram o açude pela primeira vez, o trabalho e a vista foram gratificantes.O administrador do Parque Estadual da Pedra Branca, Carlos Pontes levou lanches para todos os voluntários que participaram do mutirão.
Abrão, Maya e Sandra também ficaram muito felizes e agradeceram o lanche recebido.
Todos estavam cansados e muito felizes pelo trabalho realizado, o lanche caiu muito bem.
No final da caminhada apreciamos o visual do maciço do Parque Nacional da Tijuca através de um mirante que foi reaberto pela nossa equipe.
Saimos do Parque já no escuro e com mais uma rodada final de lanche com guaraná.
Eu e Sandra mais uma vez agradecemos a presença de todos os voluntários, funcionários do Parque e ao André Ilha do Inea que deu a maior força nos bastidores do evento.
Um muito obrigado a todos.
Lembrando que teremos de voltar ao local em breve para darmos continuidade ao trabalho de recuperação da trilha.
Galera, valeu mesmo!
Até a próxima.

3 comentários:

  1. Foi realmente muito bom encontrar os amigos num domingo de sol para juntos ajudarmos na manutenção de um lugar Lindo com a Represa do Camorim.

    Um grande abraço a todos

    ResponderExcluir
  2. Olá Ivan e Sandra!
    Deve ter sido legal o Mutirão.
    Vou fazer de tudo para o próximo poder participar.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Sou morador da região e sempre faço a subida ao açude. Infelizmente as trilhas estão sendo reabertas pelos visitantes. Fora o lixo espalhados pelas trilhas, (é muito), que pena! quanto ao açude, a maioria das pessoas além de nadarem, ainda tem a coragem de fazer lanche dentro da água (incrivel), deveria ter um guarda municipal no açude pra impedir tal abuso. Se fizer outro multirão, pode m me chamar, se eu não tiver viajando, estou à disposição. Forte abraço. raphaelbordao@ig.com.br

    ResponderExcluir