quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Sacolas óxi-Biodegradáveis para o Parque da Tijuca

Olá galera,
Temos uma boa notícia em primeira mão, Eu e Sandra conseguimos com o curso Gabarito o patrocínio para confecção de 1.000 sacolas do tipo oxi-biodegradável (SÃO ABSORVIDAS PELA NATUREZA SEM CAUSAR NENHUM DANO AO MEIO AMBIENTE). Graças a uma parceria entre o Terralimpa, Curso Gabarito, Associação Amigos do Parque da Tijuca e Parque Nacional da Tijuca. As sacolas serão distribuidas no início das trilhas pelos agentes do Parque.







































As primeiras sacolas em fase de teste já estão sendo distribuidas na guarita no início da trilha para Pedra da Gávea.

A distribuição segue o critério de uma sacola para cada casal ou grupo com três pessoas. Ao longo de uma caminhada de um dia, normalmente uma destas sacolas atende suficientemente à três excursionistas. é lógico que não haverá nenhum estresse se forem solicitadas mais sacolas aos agentes do Parque mas, a regra é todos terem bom senso e evitar o desperdício das mesmas.

É comum visitantes pedir algumas sacolas a mais para guardarem de lembrança mas, lembren-se que o custo de confecção destas sacolas oxi-biodegradáveis ainda são altos e nem sempre teremos facilidade em custear sua produção.


O quê exatamente são as sacolas biodegradáveis?

Você está perdoado se acredita que seriam sacolas que não vão agredir o meio ambiente. Por desgraça tem gente que se refere às sacolas foto ou hidro-degradáveis como biodegradável. A diferença é grande e as conseqüências do erro são perigosas. Uma sacola de plástico biodegradável só pode ser uma sacola que decompor completamente, 100%. Mas sacolas foto-degradáveis só desmancham á luz do sol, virando um pó com todos os venenos da sacola original. Esse pó se incorpora ao solo onde cresce seu alimento e na água que você bebe. As conseqüências são assustadoras. E invisíveis. As sacolas hidro-degradáveis são aquelas que são feitas a base de amido ou fécula de mandioca, milho, batata. Elas contém polímetro, que só fragmenta, mas não degrada. A ameaça segue viva. Os plásticos oxi-biodegradáveis (OBD) e seus componentes vão desaparecer quando descartados na natureza. A estes é adicionado um sal metálico que oxida o plástico por calor e ação dos raios ultravioleta. Isso permite que microorganismos (bactérias), presentes no solo, possam colonizá-lo e converté-lo em água (H2O), carbono (CO2) e biomassa. Logo não é mais plástico. O material OBD não contém metais pesados ou outros venenos.

Galera, não se esqueçam que o bom mesmo é usar uma sacola de pano ou outra que evite o desperdício de matérias primas.

Valeu e até a próxima.

Fonte:http://www.sacsplast.libertar.org/?p=14

Nenhum comentário:

Postar um comentário