quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Expedição "Salto Angel - Venezuela" A maior cachoeira do mundo 979m.

Galera, realizamos uma expedição ao Salto Angel onde pasamos 05 dias de intensa aventura a partir de Boa Vista em Roraima.

A expedição começou em Boa Vista na agência da Roraima Adventures que fez todos os contatos com o Parque Nacional Canaima na Venezuela.

Na primeira parte da expedição, a agência nos levou até Santa Helena de Uiaren na Venezuela onde pegamos um ônibus de 12h para Ciudad Bolivar. Chegamos as 7h da manhã e em seguida pegamos um taxi direto para o aeroporto onde pegamos um monomotor para cinco pessoas para o Parque Nacional Canaima onde só é possíver chegar de avião.

Fomos recebidos por um guia indio que logo nos levou para a canoa motorizada que levou mais 4h de intensa navegação por paisagens deslubrantes com cachoeiras, sol, chuva, florestas e muita adrenalina ao passar pelas pedras até chegarmos ao acampamento próximo a base do Salto Angel onde conseguimos vê-la pela primeira vez após três dias de viagem. Chegamos no final da tarde cansados e na maior expectativa para fazer a trilha no dia seguinte pela manhã.
A noite tivemos um jantar oferecido pelo guia e dormimos em confortáveis redes com telas para mosquito, luz de velas e banheiros bem descentes para rapazes e moças.
Após uma noite tranquila de chuva (chove todos os dias na regição) e um bom café da manhã, a canoa nos levou para o outro lado do rio onde começamos uma caminhada leve de 1h30 até o mirante de onde vimos a cachoeira bem de perto.

Também fomos para o poço onde todos puderam tomar banho nas águas do rio Churún que é o rio que forma o Salto Angel.

Eu e meu amigo Pedro aida seguimos subindo a trilha (contra a vontade do guia) por mais meia hora até o ponto mais perto do paredão da cachoeira.
Descemos bem rápido para alcansar o grupo que andava devagar e fomos todos tomar mais um banho de rio.
Voltamos para o acamapamento, almoçamos e voltamos de canoa para a sede do Parque onde tem a vila de Canaima. Fomos alojados em um quarto e depois de banho tomado fomos jantar.

No dia seguinte logo pela manhã após o café da manhã fomos de canos conhecer o Salto Sapo, que é outra cahoeira próxima a vila com trilhas e uma praia de rio ótima. Percorremos uma trilha por baixo da cachoeira, algo bem diferente, belo e totalmente emocionante.
O passeio é ótimo e proporcionou uma despedida maravilhosa do Parque.
Já estava na hora de almoçar e logo em seguida pegar o monomotor de volta para Ciudad Bolivar de onde pegamos o ônibus de volta para Santa Helena e depois Boa Vista.
Acompanhe toda a aventura no vídeo gravado por nós

Vão ai nossas dicas para a galera que não quer abandonar o planeta sem antes conhecer a maior cachoeira do mundo.

Para entrar no Parque Canaima é necessário ter agendado com alguma agência ou guia venezuelano.

Nossa moeda atualmente vale 1 /4 bolivares e isto torna o preço das coisas na Venezuela bem atrativas para nós.

Nossa agência "Roraima Adventures" em Boa Vista providenciou um ótimo pacote de viagem onde não nos preocupamos com nada, (só em pagar, é claro!). E tudo deu certo. Para quem quiser ir eu sugiro contratar profissionais brasileiros em Boa Vista e já chegar na Venezuela com todo o esquema organizado. Venezuelanos adoram brasileiros mas, não é a organização do Brasil.

O Salto Ángel (nome nativo Parekupa-meru) é o mais alto salto do mundo, com 979 metros de altura (807 metros de queda sem interrupção), gerada pela queda do Rio Churún que desce do Auyantepuy Seu nome é alusivo ao aviador James Crawford Angel. O salto faz parte doParque Nacional Canaima, constituído em 1962 e declarado patrimônio da humanidade pela UNESCO, em 1994. Trata-se de uma área de 30 000 km². é o sexto maior parque do mundo.

Nossos agradecimentos aos amigos da Roraima Adventures

1. Fantástico!

Belos vídeos e fotos.
    A natureza também ajuda! haha

òtimo relato da viagem.
    Abraços.

2. Obrigado pelo simpático comentário. A natureza realmente ajuda sempre! É por isto que eu e Sandra sempre tentamos ficar o mais próximo possível dela e das pessoas que amam preservá-la.
    Grande abraço,
    Ivan e Sandra

1. Muito bacana a viagem de vocês, eu sonho em conhecer esta cachoeira, mas sempre pensei ser perigoso ir la, mas do modo que vocês relatam sua viagem me parece ser bem "tranquila" segue aí o link do meu blog de aventuras, de uma olhada por onde eu ando... a vocês um forte abraço. http://serrinhadocipo.blogspot.com.br/

3. Ola amigos, o Video ficou otimo.
    Viagem inesquecivel !!!!
    Abraços

Patricia

4. cara e meu sonho ir nesse lugar..quantos mais ou menos vcsgataram pra ir aii??

abraço..

5. Olá amigo,
    Primeiro você precisa da passagem aérea Rio x Boa Vista x Rio R$ 900,00 (Não é um trecho comun)
    Alguma grana para hotel em Boa Vista, passagens, alimentação, ônibus para Ciudad Bolivar, entrada no Parque, R$ 500,00 + pacote de 03 dias em Canaima R$ 1.150,00 pela agência Roraima Adventures de Boa Vista.
    Sem dúvida é a cachoeira mais impressionante que já fui. A excursão toda é alucinante,vale a pena juntar uma grana e ir.
    Se precisar de mais alguma dica é só avisar.
    Abraços,
    Ivan e Sandra

6. Olá. Me chamo Rafael. Estive perto deste paraíso mas não foi possível na época. Estive uma semana em Boa Vista. Muito bom o relato de vocês sobre a expedição. Gostaria de perguntar-lhes se o transporte aéreo do qual disseram, na Venezuela, já consta no pacote em Boa Vista na agência? Obrigado. E-mail: evolucao_ecologica@hotmail.com