quinta-feira, 20 de agosto de 2009

"EcoDicas" 01

Sacos plásticos, bitucas de cigarros, restos de alimentos e latas de alumínio. O que mais parece uma seleção dos itens de uma lata de lixo doméstica, na verdade é, o que muitas vezes pode-se encontrar ao chegar numa paradisíaca praia do litoral brasileiro. Transformados em verdadeiros lixões, principalmente na temporada de verão, quando aumenta o número de freqüentadores nas praias, as areias e mares tornam-se espelhos das atitudes de cidadãos despreocupados com o bem estar coletivo.


O lixo deixado pelos frequentadores, que atrai animais transmissores de doenças, como ratos e pombos; e o péssimo hábito de banhistas de levar cachorros para a praia. Um monitoramento feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente mostra que em toda a orla da Zona Sul as areias estão infestadas de parasitas que causam verminoses, como bicho-geográfico, lombriga, solitária e oxiúro. Eles indicam a presença de fezes de animais (como cães e pombos) no ambiente. Atualmente, dos dezessete pontos de monitoramento no trecho de 27 quilômetros que vai do Leme à Barra da Tijuca, em apenas três locais analisados a secretaria não faz restrições ao uso da areia. Nos demais, recomenda-se uma série de precauções, como não sentar sem antes forrar o chão com esteiras ou cangas, andar de chinelo e evitar que crianças levem à boca a mão suja de areia. Durante o verão, são recolhidas 2 600 toneladas de lixo por mês nas praias cariocas.
Estima-se que, anualmente, 250 milhões de pessoas desenvolvem crises de gastroenterite e doenças respiratórias ao nadarem em mares contaminados
• 97% da água disponível no planeta está nos oceanos? Estes acumulam os sais minerais carregados no transcurso da gota de chuva, pelos riachos e rios, até o mar. Por isso que o mar é salgado.
Apesar de sua imensidão e aparente ‘imunidade’ à poluição, os oceanos estão gravemente ameaçados pela ação irresponsável do homem:
• estimativas indicam que os mares recebem cerca de 14 bilhões de kilos de lixo diariamente;
• a pesca predatória dizima inúmeras espécies;
• a ocupação desordenada do litoral leva à destruição generalizada dos hábitats costeiros como restingas e manguezais – verdadeiras creches de Vida marinha;
• pelo menos 30 % das praias brasileiras já é imprópria ao banho por conta da excessiva descarga de esgoto; bem como
• derramamentos de petróleo são responsáveis por 10% da poluição global dos oceanos.

Praia do Espelho-BA
ALÔ FUMANTES,
As bitucas de cigarro demoram até cinco anos para se decompor e não podem ser jogadas na areia. A maioria das pessoas não sabe, mas a areia é viva, formada por vários micro-organismos e fragmentos de conchas, moluscos, crustáceos. Na Austrália, país pioneiro na limpeza de praias, é proibido pitar na areia. Convenhamos: não custa nada o fumante juntar as guimbas e colocá-las no lixo.

Por Ivan e Sandra Amaral.

Um comentário:

  1. Olá queridos Sandra e Ivan,
    A matéria ficou excelente!
    Além de muito didática, mostrou a escala dos danos que o micro lixo causam à fauna marinha e, por consequência, à vida humana.
    Um abraço carinhoso.
    Vânia Stolze

    ResponderExcluir