quinta-feira, 26 de novembro de 2009

2º Mutirão Verde Açude do Camorim


Olá pessoal, estamos reunidos mais uma vez para mais um Mutirão Verde no Açude do Camorim. Desta vez o grupo foi pequeno mas, os bravos "guerreiros" que trabalharam na manutenção da trilha fizeram bonito.

Graças ao apoio do André Ilha do INEA, tivemos o apoio do Batalhão de Policia Floretal e de Meio Ambiente do Estado do Rio. A guarnição aproveitou para realizar fiscalização na trilha de acesso ao açude.

Também contamos com o apoio do batalhão de Bombeiros Florestais/Piraquara.
A presença dos Bombeiros foi de vital importância para o corte e retirada deduas árvores que estavam obstruindo caminho.
É incrivel como uma simples motosserra pode nos ajudar tanto na preservação das trilhas. Em poucos minutos a árvore foi retirada e assim desobstrui o fluxo natural da trilha.

Nosso amigo Jerê (morador do entorno do Parque, sempre presente aos mutirões) e sempre insatisfeito com o poder público.

Nossa amiga Alda sempre tomando a frente dos rapazes e mostrando que preservação ambiental se faz é no "braço". Valeu Alda, você é 10!

Eu e Sandra colocamos várias placas educativas na trilha.

A primeira placa colocamos próxima a entrada para a cachoeira.
"Evite deixar lixo na floreta e, sempre que puder recolha o que encontrar".

Neste Mutirão colocamos 06 placas educativas na trilha, algumas sobre fiscalização, não utilização de atalhos e lixo.
Todas as placas são fixadas com pregos de cobre que não fazem mal às árvores.

Daniele, Sandra(Maya) e Alda.
Nossas Guerreiras Verdes que topam tudo e não reclamam de nada. Sempre prontas a trabalhar voluntariamente em prol da natureza.
Nossa equipe realizando a confraternização às margens do Açude do Camorim.
Galera, desta vez o Mutirão teve ar de descontentamento pois, muito do trabalho que foi feito anteriormente no primeiro Mutirão havia sido destruido por ato de caminhantes e vândalos que não sabem a diferença entre trilha e atalho. Também houve grande frustação por parte da equipe ao se dar conta que o local está abandonado pelo poder público e que o trabalho não está tendo o apoio devido por parte do órgam gestor.
Após o término do Mutirão, haviamos refeito dez atalhos e instalado 06 placas educativas.
Este vídeo que fizemos é dedicado especialmente a todos os voluntários que trabalham em trilhas e que sempre estão prontos a judar incondicionalmente a preservar a natureza.
Fica meu agradecimento ao Carlos Pontes e ao André Ilha que admiram nosso trabalho e tentam ajudar dentro do possível mas, PODE SER MUITO MELHOR.
Abraço e até o próximo Mutirão Verde



Um comentário:

  1. Valeu Ivan e Sandra, ficou 10 o vídeo do mutirão.
    É isso aí, mais um mutirão realizado. Mas,infelizmente tivemos que refazer alguns atalhos que foram destruídos pela própria população. Se não houver a manutenção e a fiscalização dos órgãos que administram o Parque, todo o trabalho feito virá por água abaixo.

    O trabalho do mutirão é voluntário, a gente não ganha nada pra isso... realizamos porque queremos preservar o que é nosso, mas tbm precisamos ter apoio dos órgãos que administram o Parque.

    FUIIII!!!!!!!!

    ResponderExcluir