terça-feira, 17 de novembro de 2009

"Aprendendo com as árvores"


Olá galera, vai aqui uma das centenas de dicas sobre a preservação das nossas tão amadas árvores.

Já parou para pensar alguma vez, e se perguntar? Árvore genealógica, árvore da vida etc.? Porque a natureza deu à arvore centenas e centenas de anos, e para os homens e outros animais, poucos anos de vida? Será que a natureza é incoerente ou inteligente!! Bem, não é difícil responder estas perguntas.

A árvore nos dá seu fruto, sua sombra, cura nossas enfermidades, o ar puro que respiramos, protege a terra, rios e as nascentes. E o que damos a ela em troca? Damos machadadas, jogamos veneno, as queimamos, tiramos seu espaço, e no final, a reverenciamos como ornamentos em forma de móveis....

Por que plantar uma árvore?
As árvores podem promover diversos benefícios nas áreas urbanas, como:regularidade do clima redução da poluição atmosférica melhoria do ciclo hidrológico (melhor regularidade de chuvas) redução da velocidade dos ventos melhoria das condições do solo urbano aumento da diversidade e quantidade da fauna nas cidades, especialmente de pássaros melhoria das condições acústicas, diminuindo a poluição sonora opções de recreação e lazer em parques, praças e jardins valorização dos imóveis embelezamento das cidades as árvores nas cidades são habitat para inúmeras espécies de aves.

Diga "Não" a mutilação de árvores.
Árvores na zona urbana e poda é uma relação tão arraigada na mente das pessoas, que muitas vezes se cometem grandes erros sob a ilusão de estar realizando a prática mais acertada. A poda de árvores é uma agressão a um organismo vivo - a árvore - que possui estrutura e funções bem definidas e alguns mecanismos e processos de defesa contra seus inimigos naturais. Contra a poda e suas conseqüências danosas não existe defesa, a não ser a tentativa de recompor a estrutura original, definida geneticamente.

Fonte:http://www.achetudoeregiao.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário