sábado, 7 de novembro de 2009

Trem das Montanhas leva turismo ferroviário ao Espírito Santo

Galera, olha só que notícia legal para quem gosta de se aventurar sobre trilhos.
Eu e Sandra fizemos uma viagem muito bacana em Curitiba para o Parque Estadual do Marumbi utilizando como transporte os trilhos do trem da Serra Verde Express. Após este passeio onde ficamos maravilhados com tudo que vimos, ficamos torcendo para que surgissem outras iniciativas de passeios sobre trilhos. Bem, agora temos esta ótima notícia para transmitir aos nossos leitores.

RIO - A partir de janeiro de 2010, a região de Domingos Martins, no Espírito Santo, vai ganhar uma nova forma de ser explorada: o turismo ferroviário. O Trem das Montanhas deverá fazer sua viagem inaugural para convidados no próximo dia 18 de janeiro, de Viana a Marechal Floriano, num percurso de 46 quilômetros. As viagens com passageiros pagantes devem começar no dia 23 de janeiro. Os preços de bilhetes e pacotes com passeios ao longo do roteiro ainda estão sendo negociados. A viagem de cerca de duas horas entre Viana e Marechal Floriano, incluindo paradas para embarque e desembarque de passageiros em Domingos Martins, e Araguaia (distrito de Marechal Floriano), chega a alcançar 540 metros acima do nível do mar, entrecortando cachoeiras, rios e a paisagem montanhosa da região. Atualmente o trecho é usado apenas para transporte de cargas, de segunda a sexta-feira. Segundo o diretor presidente da operadora de turismo ferroviário da Serra Verde Express, Adonai Aires de Arruda, as partidas serão aos fins de semana e feriados, numa litorina com capacidade para 56 passageiros:

- A ideia é que tenha em torno de três idas e três retornos por dia, aos sábados, aos domingos e feriados. Estamos estudando a possibilidade de viagem noturna na sexta-feira com uma parada para jantar - diz Arruda.
Até o fim de novembro, segundo Arruda, deverão ser definidos os preços de pacotes que combinam o bilhete do trem e visitas e passeios ao longo do roteiro:

- Estamos negociando com os operadores locais. A viagem tem trechos curtos, de 13 ou 15 quilômetros, e trabalhamos sempre com a filosofia de integrar as comunidades. Os roteiros que estamos montando deverão incluir hospedagem, refeições e atrativos como turismo de aventura e turismo rural.
Entre as possibilidades de passeios na região que estão sendo estudados estão programas com passeios e hospedagem em Domingos Martins que incluem visita ao Parque Estadual da Pedra Azul.
Além deste trajeto no Espírito Santo, a operadora de turismo ferroviário Serra Verde Express é responsável pelos roteiros sobre trilhos entre Curitiba Paranaguá e trem de luxo Great Brazil Express, no Paraná; além do Trem do Pantanal, no Mato Grosso do Sul. Segundo Arruda, a iniciativa de incluir o trecho capixaba no mapa do turismo ferroviário brasileiro partiu das autoridades locais:

- Fomos procurados pelos governos do município de Viana e do estado do Espírito Santo e fizemos um estudo de viabilidade do projeto. Conversamos com o operador de cargo da via, que é a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), cujo controle acionário pertence à Vale para calcular os custos da operação. Agora estamos definindo o preço dos bilhetes - explica Arruda.
Segundo a Serra Verde, numa segundo fase do projeto, o governo do estado já pensa em estender o roteiro até Cachoeiro de Itapemirim, cidade onde nasceu Roberto Carlos, passando por Matilde, em Alfredo Chaves, e Vargem Alta.

Vamos torcer para isto sair logo do papel e podermos viajar pelo Espirito Sando sobre trilhos.
Valeu!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário