Para entrar no Parque é preciso pagar várias taxas (entrada, trilha, pernoite, estacionamento) além das diárias do Abrigo Quatro onde pode-se pernoitar no alto da montanha.
Iniciamos nossa caminhada as 11h após deixarmos os carros no estacionamento da antiga pousada situada na estradinha de acesso à trilha dentro do Parque. Mais ou menos "15 minutos de caminhada". Nosso grupo era composto por Eu, Sandra, Lilian, Xuxu, Carrasqueira, João e nosso guia e fotógrafo Renatão.
Após uma hora de caminhada do início da trilha em subida íngreme chegamos ao nosso primeiro ponto de parada na cachoeira Véu de Noiva onde havia o antigo "Abrigo Um".
Depois deste trecho a próxima parada é em outra cachoeira onde podemos pegar água e comer algo. Seguindo em bom ritmo chegamos rapidamente ao gramado onde existia o "Abrigo Três". Até este ponto da trilha a caminhada prossegue numa boa por dentro da floresta.
Após nossa última parada, a trilha se apresentou em péssimo estado de conservação com muita água correndo pela trilha, poucas drenagens, muitos galhos, mato e atalhos. Por conta disto o tempo de caminhada pode se estender por mais 40 minutos.
Neste trecho da caminhada passamos pela cota 2.000 onde podemos apreciar várias montanhas do Parque.
Após quase 05 horas de caminhada chegamos ao abrigo Quatro e logo fomos até o alto da Pedra do Sino onde apreciamos um pôr do sol fantástico.
e fizemos nossos miojos, chocolates quentes, chás e outras guloseimas.
Após uma noite fria de sono e tranquila alguns acordaram para ver o nascer do sol. Eu até fui com a galera mas a Sandra não conseguiu acordar e preferiu ficar no quentinho. Tiramos tantas fotos alucinantes que não dava para postar tudo no blog. veja o link no final da postagem.
Fizemos nosso café da manhã e por volta das 11h iniciamos nossa descida de volta.
Descemos bem devagar e na parte final a Lilian torceu o pé, nada grave mas tivemos de descer bem devagar por conta disto. TRANQUILO!!!!
Apesar das condições ruins do abrigo, ele é aconchegante e permite que os excursionistas não passem muito frio e tomem um banho quente.
O abrigo possui beliches "muito ruins", fogão, mesas, cadeiras, talheres mas nenhum mantimento que possa ser comprado pelos excursionistas.
A trilha na parte entre o Abrigo Três e Quatro está em péssimo estado de conservação.
Os banheiros existentes no açude estão sujos e sem papel higiênico.
Os valores cobrados são de primeiro mundo e o serviço prestado pelo Parque é de terceiro.
Abraço,
Ivan
Não esquçamos que mesmo pagando muitas taxas, na barragem, onde também não podemos estacionar, os banheiros mesmo ao lado de uma bela represa, falta água, higiene etc...
ResponderExcluirÉ isso ai, obrigado pelo seu comentário muito pertinente.
ResponderExcluirMuito bom o post.
ResponderExcluirAmanhã vou subir... Espero que tenham melhorado algo!!!
ResponderExcluir