segunda-feira, 25 de julho de 2011

Bico Maior de Friburgo - Vale da Sebastiana-RJ

Eram 6h30 da manhã e aos poucos os participantes de mais uma excurção do CEB (Centro Excursionista Brasileiro) começavam a chegar no ponto de encontro na Praça da Bandeira para mais uma excursão guiada pelo Berard e Claudia Bessa. Apesar de estarmos no inverno, a previsão do tempo indicava que o dia seria de sol e calor sem uma nevem no céu.
Ok, são 6h50 e o grupo estava formado com 08 participantes em dois carros. Partimos para o Vale dos frades que fica entre Teresópolis e Nova Friburgo.
Como de costume paramos no Posto Garrafão na subida da serra para o nosso café da manhã e para o habitual encontro com outros grupos que dali se dispersam para outras ao longo da Serra dso Órgãos. Tem dias que o encontro chega a ser comparado a uma mini Abertura de Temporada de Montanhismo, tamanho o número de amigos que disputam um lugar no balcão para um tão concorrido pão na chapa e com café com leite matinal.

Após nossa chegada em frente do sítio "Quinta do Pinhal", partimos por uma estradinha de terra, atravessamos uma ponte semi destruida e fomos seguindo a estradina meio trilha meio caminho de boi sempre em direção ao Bico maior que se descurtinava a nossa frente.


Foi necessário abrir duas porteiras e na segunda seguimos beirando a cerca a direita em subida reta pelo gramado alto. São uns 15 minutos até a chegada na rocha onde começamos a subir pelo caminho mais óbvio. A trilha estava muito fechada mas era seguir o caminho mais aberto em direção ao cume por uma rampa íngreme e logo alcansamos o cume. A empreitada não levou mais de hora e meia em rítmo médio.
Confraternizamos, lanchamos e aproveitei para tirara um cochilo pois, eu ainda não havia acordado totalmente. O dia estava clássico. Sol forte de inverno, vento fraco, céu azul e as montanhas ao redor brilhavam para alegria de nossas câmeras, tudo ótimo.
A descida foi tranquila e por volta das 15h chegamos de volta ao sítio onde deixamos os carros.
Caminhada "Leve Superior" mais pela demora em subir o lance íngreme por uma trilha mal definida.



Fica aqui meu abraço afetuoso a todos os participantes da excursão que proporcionaram mais um uma excursão maravilhosa. www.ceb.org.br
Excursão realizada no dia 02/julho/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário