segunda-feira, 18 de julho de 2011

Placas educativas mutirão nas praias de Guaratiba

Já faz alguns anos que caminho pelas trilhas do Rio de Janeiro e no início quando comecei a instalar voluntariamente algumas placas educativas nas trilhas, muita gente elogiou e achou a novidade muito apropriada. Lembro que os primeiros a se opor a idéia foram justamente os gestores de alguns parques que, consideraram desnecessária a iniciativa já que os textos, lay-out e materiais empregados na confecção das placas não atendiam ao planejamento idealizado pelas equipes de educadores ambientais que, diga-se de passagem, não frequentavam as trilhas mas, teimavam em argumentar que a iniciativa não atendia ao planejamento de sinalização a ser implantado por eles. Sinalização tão bem planejada que na grande maioria dos casos não sairam do papel até hoje, se é que chegaram a estar no papel.
Passados mais de 15 anos da primeira placa instalada na trilha de acesso a Represa do Camorim, já instalamoms mais de 50 placas com as mais diversas orientações aos visitantes e vândalos que frequentam as áreas naturais do nosso estado e outros vizinhos como Bahia, Minas Gerais e São Paulo.
A instalação em caráter voluntário destas sinalizações em trilhas é, até hoje, uma das coisas que mais me agradam em meus passeios pela floresta. Saber que posso aliar o prazer de caminhar ao ato de prestar um serviço voluntário que ajuda na preservação das nossas florestas, ainda me trás um enorme prazer.

Quando o meu amigo Fábio Rael do "Trilhas Quase Secretas" me perguntou se eu teria alguma placa para utilizar no mutirão das praias "selvagens" de Guaratiba, eu não pisquei e prontamente me ofereci para confecionar 05 unidades para serem utilizadas no evento que contou com inúmeros voluntários.
Desta vez eu e minha esposa Sandra não podemos participar, mas fiz questão de ir até ponto de encontro entregar pessoalmente ao grupo as placas para que fossem utilizadas e cumprissem o papel educativo a qual se destinaram.
No último dia 07 de julho elas foram devidamente instaladas na praia do meio e trilhas de acesso. Com dezenas de sacolas de lixo retiradas das praias e trilhas, o mutirão foi um sucesso.
É bom ver que todo o trabalho iniciado a mais de 15 anos atrás rendeu frutos e que valeu apena ouvir um monte de promessas não cumpridas dos "gestores de parques" e mesmo assim continuar acreditando que, só nós é que mudariamos o panorama das trilhas brasileiras.


Fica aqui meus parabéns aos antigos e novos grupos que trabalham incansavelmente para manter as nossas florestas vivas.
Um abraço,
Ivan A.

Um comentário: